Close

O que é Ayurveda?

 A ciência da vida.

Ayurveda é um sistema de medicina tradicional surgido na Índia e muito praticado nesse país. É um termo em sânscrito que significa “ciência da vida”. “Ayu” significa “vida” ou “modo diário de vida”

e “veda”= conhecimento.

Na Índia esse sistema de cura vem sendo praticado na vida diária por mais de 5.000 anos.

 

Yoga, Ayurveda e Tantra.

Ayurveda é o ramo da cura da ciência yogue. O yoga é o aspecto espiritual do Ayurveda, ao passo que este é o ramo terapêutico do yoga. A prática do Yoga é muito mais que exercício e seu objetivo principal é o desenvolvimento espiritual visando auto realização e a descoberta da nossa verdadeira natureza além do tempo e do espaço. O yoga como terapia ayurvedica tradicionalmente faz parte do Ayurveda, que por sua vez, envolve o tratamento das doenças físicas e mentais.

 A Ayurveda utiliza as posturas do yoga, mantras, meditação exercício de respiração para tratar doenças físicas e mentais. Acrescenta massagens com óleos medicados, banhos, ervas e temperos específico para cada caso. 

A visão energética da mente deriva da filosofia do yoga e de sua compreensão dos diversos níveis de consciência assim, originalmente, a psicologia ayurvédica e o yoga foram as mesmas na sua tradição.

Os métodos ayuvédicos para curar a mente inclui o tantra com terapias sensoriais das cores, dos minerais, dos sons e dos mantras.

 

 
 

 

A medicina da mente e do corpo. Um aspecto da psicologia. 

A psicologia faz parte da prática comum do médico Ayurvedico pois ele  considera a doença física e mental. De acordo com Ayurveda, as doenças físicas ocorrem sobretudo devido a fatores externos como dieta alimentar errada ou exposição a agentes patogênicos. As doenças mentais afloram sobretudo em função de fatores internos como uso equivocado dos sentidos no acúmulo de emoções negativas

Algumas doenças como as infecções agudas apresentam causas quase inteiramente físicas e podem ser tratadas exclusivamente no nível físico. No entanto a maior parte das doenças apresentam causas psicológicas e todas as doenças crônicas têm efeitos psicológicos. A doença física perturba as emoções e embota os sentidos, isso pode acarretar perturbações psicológicas. Os desequilíbrios psicológicos tem consequências físicas. Eles levam a certas imprudência no que diz respeito à dieta alimentar, causam tensão ao coração e aos nervos enfraquece o corpo físico.

Fonte:” Uma visão Ayurvédica da mente”. A cura da consciência. Dr. David Frawley. Ed. Pensamento. 7° impressão 2014

Siga -nos em nossa redes sociais, entre em contato para saber mais 

Whatsapp Chat
Mandar um WhatsApp